O Bem-estar Docente – Projeto ‘Teaching to Be’

07-07-2021
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O projeto T2B conta com a participação de um total de 13 organizações, oriundas de 8 Estados-membros. Para além da DGAE, a rede é composta pelos seguintes parceiros: o Centro de Crianças e Juventude Lituano, que coordena; o Ministério da Educação, Ciência e Desporto da República da Lituânia; o Centro Nacional de Educação, da Eslovénia; o Ministério da Educação, Ciência e Desporto, da Eslováquia; a Universidade Vytautas Magnus, da Lituânia; o Instituto de Aprendizagem Social e Emocional, da Lituânia; o Instituto “Utrip” para a Pesquisa e o Desenvolvimento, da Eslováquia; a Universidade Milano-Bicocca, da Itália; a Universidade Loyola Andalucia, da Espanha; a Universidade Karl Landsteiner das Ciências da Saúde, da Áustria; a Universidade de Stavanger (Noruega); o Instituto Superior de Educação e Ciência (ISEC), de Portugal.

Na síntese do seu enquadramento conceptual, o projeto assume que as emoções e o bem-estar docente estão no cerne do ensino e da aprendizagem, do mesmo modo que as competências sociais e emocionais dos professores se revelam essenciais para o seu desempenho profissional e para a gestão da carreira. Alicerçado numa sólida e consistente metodologia de investigação, o projeto visa igualmente demonstrar em que medida o desequilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal afeta negativamente a prática letiva, logo a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Neste contexto, o projeto T2B pretende incrementar, com os professores, um conjunto variado de processos e estratégias de formação que lhes permitam desenvolver novas modalidades de gestão do ecossistema da sala de aula. Centrar-se-á igualmente na avaliação das práticas de formação e de desenvolvimento profissional que se afigurem ajustadas para promover o bem-estar profissional dos docentes. Ao fazê-lo, o projeto mostra-se alinhado com as prioridades educativas nacionais e europeias, dando forma a políticas mais eficazes de desenvolvimento da carreira docente e de transformação dos ambientes de trabalho e de aprendizagem, contributos indispensáveis para a melhoria dos resultados e o sucesso educativo.

A DGAE, na sua qualidade de organismo central do Ministério da Educação responsável pela carreira dos professores e dos dirigentes escolares, bem como pela sua formação contínua, procurará envolver os diretores das unidades orgânicas nas atividades do projeto, principalmente no que respeita ao processo de avaliação do impacto das atividades de formação previstas no bem-estar do seu corpo docente, e no aprofundamento a nível local do trabalho colaborativo. Por outro lado, o envolvimento dos diretores dos CFAE poderá também revelar-se crucial, uma vez que em diversos centros de formação já tiveram lugar cursos de formação na área do bem-estar docente.

Por último, os resultados do projeto poderão constituir um valioso impulso para a estratégia do Ministério da Educação para a Formação de Professores 2025 e uma forma de converter os objetivos políticos em boas práticas.

 

EDULetter

No âmbito deste projeto Teaching to Be, dois elementos da Equipa de Projetos Interdisciplinares e de Formação foram convidados a elaborar um pequeno artigo sobre a problemática do bem-estar docente, no qual pretenderam apresentar uma breve síntese dos domínios que, atualmente, constituem o núcleo duro da investigação nesse campo.

O trabalho insere-se nas atividades do Grupo de Investigação em Lideranças e Organização Escolar, da Universidade Católica Portuguesa, grupo cuja composição marcadamente interdisciplinar possibilita uma abordagem ao estudo das lideranças das organizações educativas, que atende à complexidade dos contextos e dos processos que informam as decisões dos atores. As EDULetters, enquanto textos de síntese publicados periodicamente pelos membros do grupo, refletem, de facto, os princípios deste paradigma da investigação em ciências da educação.

Para os interessados em explorar alguns dos temas e conceitos que permitem compreender a pluralidade das dimensões que interferem com o bem-estar docente, aqui fica o convite para a leitura do texto “O bem-estar do professor como fator impactante no sucesso educativo dos alunos”, acessível a partir da ligação que a seguir se disponibiliza.   

https://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/SAME/EduLetter_6_2021.pdf