Curso de Formação para a Disciplina de Português

29-03-2021
Notícias de formação docente - Informações

Direção de Serviços de

Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro

2020/2021

A 16 de outubro, teve início a primeira sessão de formação na modalidade de e-learning para cerca de oitenta docentes que se encontram a lecionar a disciplina de Língua Portuguesa/Português, nas Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE), públicas e privadas, e para os docentes que se encontram nos Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE), no projeto de cooperação bilateral entre o Estado Português e o Estado de Timor-Leste.

Professores da disciplina de Língua Portuguesa/Português dos grupos de recrutamento 200, 210, 220, 230 e 300, em regime de mobilidade, que se encontram a lecionar nas Escolas Portuguesas no Estrangeiro e que ministram a disciplina do currículo nacional nas referidas organizações educativas e outros professores a lecionar nas EPE que procuram a formação no domínio da Língua Portuguesa para o seu desenvolvimento profissional representaram as Escolas Portuguesas de natureza pública (Macau, Díli, Moçambique, Luanda e São Tomé e Príncipe) e de natureza privada (Lusófona de Nampula, Escola Portuguesa do Mindelo, Guiné-Bissau, Colégio Português de Luanda, Colégio São Francisco de Assis Luanda Sul e Escola Camilo Castelo Branco).

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Centro de Linguística da Universidade Nova em parceria com a Direção-Geral de Administração Escolar conceberam um programa de formação, estruturado em 10 (dez) módulos que versam metodologias ativas nas áreas e nas competências associadas à leitura, escrita e à gramática.

O desenho do programa de formação foi pensado em conformidade com os documentos referenciais do currículo nacional. O curso tem como área prioritária a didática da Língua Portuguesa/Português, no domínio das linguagens e textos e da informação e comunicação, de acordo com as Aprendizagens Essenciais. Os domínios da leitura, da escrita e da gramática constituem exigências generalizadas na vida em sociedade, razão pela qual este curso aborda o tratamento pedagógico destes domínios numa perspetiva integradora das práticas de compreensão e expressão escrita.

Os objetivos listados no quadro foram atingidos pelos formandos com sucesso.

O trabalho realizado ao longo de cinco meses resultou em várias compilações com o formato de brochura que foram disponibilizadas e partilhadas nas sessões síncronas da formação.