Na qualidade de organismo responsável pela formação dos diretores de escola em Portugal, foi a DGAE convidada a participar na Reunião do Departamento para as Instituições Democráticas e Direitos Humanos (ODIHR) da Organização Europeia para a Segurança e Cooperação (OSCE) promovida no âmbito do projeto “Words into Action” e que decorreu em Bratislava, nos dias 21 e 22 junho 2018.

Este projeto resultou da declaração apresentada pela OSCE em 2014 em que o ODIHR alerta para a necessidade de promover, junto dos decisores políticos na área da educação dos 57 nela representados países, ações de sensibilização para a luta contra o antissemitismo e outras formas de intolerância.

O projeto “Words into Action” tem como parceiro o Departamento de Education for Sustainable Development and Global Citizenship da UNESCO, cuja atividade decorre do quadro de referência de Educação e Cidadania Global e que tem em curso vários estudos em termos do impacto não apenas do holocausto nos curricula mas também de outras formas de genocídios e crimes contra a humanidade e também como é que esses temas são tratados a nível dos manuais escolares. A ‘Prevenção do Extremismo’ (Prevention of Violent Extremism) constitui o chapéu que abarca esta intervenção da UNESCO.

Para além de Portugal, estiveram presentes na reunião representantes do Reino Unido, Itália, Roménia, Eslováquia, Alemanha, Sérvia, EUA, Grécia e da UNESCO. Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora do projeto, Patricia Tcherneva-Rowland, e pelos especialistas convidados para o efeito pela OSCE: os professores Arthur Chapman, Ruth-Ann Lenga e Andy Pearce do Centre for Holocaust Education do Instituto de Educação do University College de Londres.

A OSCE promoveu em Paris, no passado dia 4 de junho, o lançamento da publicação “Addressing Anti-Semitism through Education – Guidelines for Policymakers”, a primeira sobre antissemitismo dirigida a decisores políticos, e pretende agora produzir uma outra destinada aos diretores de escola e a publicar até ao final do corrente ano.

Equipa de Projetos Internacionais e de Formação (EPIF)