A Comissão Europeia convidou todos os membros (efetivos e suplentes) do Working Group on Schools a participarem na conferência “Inspiring Change – The Governance of School Education Across Europe”, que decorreu em Bruxelas nos dias 17 e 18 de maio passado.

Esta conferência, que marcou o fecho do mandato de 2016-2018 deste grupo de trabalho, configurou uma importante oportunidade para os diferentes agentes e decisores políticos dos estados membros se envolverem no debate em curso em torno da governação da educação e de identificarem meios de como estas realizações podem ser rentabilizadas.

Desde o início de 2016 que o ET2020 Working Group on Schools colocou o enfoque do seu trabalho na governação da educação e no modo como os sistemas podem abordar os grandes desafios da qualidade e equidade de molde que os seus alunos obtenham melhores resultados escolares.

No cerne desta problemática reside o conceito de ‘escola enquanto organização aprendente’, no âmbito do qual se assumem os processos de educação e formação numa lógica de sistema de aprendizagem integrada. Por outro lado, o desenvolvimento do conceito decorre da convicção de que os decisores políticos e demais atores envolvidos na educação têm capacidade para agirem de acordo com novas modalidades de trabalho colaborativo, visando a consecução de objetivos comuns e a promoção de mudanças das práticas, ancoradas em evidências, na reflexão e na partilha, de molde a garantir assim um legado que sustente a reforma política.

A delegação portuguesa foi composta pelos seus membros permanente e suplente, Mestre Paulo André da DGE e Mestre Lília Vicente da DGAE respetivamente, e teve como convidados: a Subdiretora-Geral da Educação, Doutora Maria João Horta; a Diretora-Geral da DGEstE, Mestre Manuela Faria; a Diretora de Serviços de Gestão de Recursos Humanos e Formação da DGAE, Dra. Maria João Ferreira; e a Subdiretora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Prof. Doutora Estela Costa.

No mandato do próximo biénio 2018-2020, o grupo de trabalho irá debruçar-se sobre os temas ‘Controlo de Qualidade’ e ‘Carreira Docente e de Diretores de Escola’.

Equipa de Projetos Internacionais e de Formação (EPIF)