Decorreu no passado 27 de junho, no Teatro Camões, em Lisboa, a 3.ª sessão do ciclo de encontros “Inovação na Gestão da Administração Pública”, promovidos pela Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA) e com o alto patrocínio dos Gabinetes dos Ministros da Presidência e da Modernização Administrativa e das Finanças.

Durante a sessão da manhã, a DGAE esteve representada na pessoa da sua Diretora-Geral (em RS), Dra. Susana Castanheira Lopes, a quem tinham sido solicitados alguns comentários que vieram a ser integrados no vídeo de abertura do evento. Alguns técnicos superiores da DGAE estiveram igualmente presentes.

A sessão de abertura esteve a cargo da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, do Ministro das Finanças, Mário Centeno, e do Primeiro-ministro, António Costa, e a sessão de encerramento foi da responsabilidade da Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Fátima Fonseca.

Nas suas intervenções, todos os membros do governo fizeram eco da necessidade de a inovação ter de ser uma cultura a incorporar na administração pública tendo, por essa razão, aproveitado a ocasião para anunciar a publicação, nessa data, da Portaria nº 186/2018 que estabelece o Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública. Visa este normativo valorizar as iniciativas e reconhecer o mérito, incentivando o trabalho colaborativo, a gestão transversal e a simplificação de processos e assenta em três pilares: Capacitar; Experimentar; e Reconhecer. Prevê o mesmo ainda a atribuição de prémios a projetos inovadores que tenham sido concebidos com vista à melhoria da eficácia do serviço público e que apresentem resultados mensuráveis.

Seguiram-se dois painéis – ‘Inovação no Setor Público’ e ‘Envolver os Trabalhadores na Inovação’ – cujos intervenientes apresentaram comunicações muito oportunas que suscitaram o interesse da audiência posto em evidência pela diversidade de questões que esta lhes colocou.

Equipa de Projetos Internacionais e de Formação (EPIF)