Questionário: Escala de Avaliação da Gestão Instrucional do Diretor

Como informámos em notícia anterior, a Direção-Geral da Administração Escolar é entidade parceira no Projeto EDUgest – Gestão Escolar e Melhoria das Escolas, coordenado pelo Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica do Porto, financiado pelo EDULOG – Think Tank da Educação da Fundação Belmiro de Azevedo.

No âmbito dessa parceria, a DGAE procedeu ao lançamento online a todos os docentes do MLQ (Multifactor Leadership Questionary – (Bass & Avolio, 2004)), cuja finalidade foi compreender, a partir das perceções dos professores, como se caraterizam as práticas de liderança dos diretores das escolas portuguesas, assim como construir cenários de desenvolvimento de lideranças ao serviço de comunidades de aprendizagem. Os resultados da aplicação do questionário aos docentes foram apresentados e discutidos no I Seminário de Resultados de Investigação: Investigar Para Transformar, realizado no dia 18 de outubro de 2017, no Auditório Carvalho Guerra da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Em termos genéricos, os resultados preliminares do estudo mostraram que 50,1% dos inquiridos tinham a perceção de que não se identifica um estilo de liderança dominante na sua unidade orgânica, 29,4% tem a perceção de que existe um perfil de liderança transformacional, e 9,6% tem a perceção que existe uma ausência de liderança.

No prosseguimento das atividades do Projeto EDUgest e tendo em vista esclarecer “zonas cinzentas” não contempladas no questionário MLQ, a equipa coordenadora do Projeto decidiu aplicar um segundo questionário, agora sobretudo dirigido ao estudo da liderança instrucional e, portanto, mais centrado na análise da atuação pedagógica dos diretores das diferentes unidades orgânicas do país. Este questionário tem por referência a Principal Instructional Management Rating Scale (escala de avaliação da gestão instrucional do diretor) de Phillip Hallinger e está estruturado de modo a fornecer informação sobre o perfil de liderança instrucional do(a) Diretor(a) da escola, sendo composto por 50 afirmações que descrevem as principais práticas e comportamentos profissionais do(a) Diretor(a).

No quadro da parceria estabelecida, a DGAE enviou um email a todos os docentes em exercício de funções convidando-os a responderem ao questionário.

No site do Projeto, em http://www.fep.porto.ucp.pt/pt/EDUgest , o leitor poderá encontrar informação adicional sobre o Projeto EDUgest.

EPIF – Equipa de Projetos Internacionais e de Formação