Com o objetivo de prestar um melhor serviço público, mais próximo dos cidadãos, mais célere e eficaz, a DGAE tem vindo a operar uma importante transformação digital.

Enquanto organização aprendente, a DGAE tem também a constante preocupação em otimizar as suas ações e procedimentos.

Desta transformação estruturante para a nossa organização, e apoiada em novas tecnologias, fez parte uma formação especializada em Business Intelligence.

A Business Intelligence (BI) é hoje a framework enquadradora do suporte à tomada de decisão empresarial e política.

Neste contexto, surgiu a parceria com a Universidade Nova de Lisboa, Nova IMS, e o curso de formação avançada em BI – Power BI Deep Dive, que decorreu entre o final  do ano transato e o início de 2018.

Enquanto processo, a BI pode ser vista como o resultado da agregação de dados com origem no interior e exterior da organização, seu processamento e posterior construção de informação rica e relevante. Esta informação é disponibilizada aos utilizadores de uma instituição, de forma dinâmica e em tempo real, a fim de suportar as tomadas de decisão e conduzir as ações, numa visão 360º do seu negócio.

Sendo a DGAE a responsável por operacionalizar a gestão dos recursos humanos da educação, pareceu-nos essencial capacitar os colaboradores da nossa organização, acreditando que, com a ajuda destas novas ferramentas tecnológicas, podemos cumprir cada vez melhor os desígnios de uma melhor educação para todos.