A DGAE integra um novo projeto europeu, com a designação de «Evaluating and Upscaling Telecollaborative Teacher Education (EVALUATE)».

O estudo assenta no pressuposto do elevado potencial do “tele”, como uma ferramenta de ensino que permite aos grupos de estudantes realizarem intercâmbios virtuais sobre conteúdos específicos com outros estudantes de outros países, usando ferramentas tecnológicas, tais como o Skype, o Google+ ou o email.

O projeto tem por objetivo investigar o impacto dos intercâmbios virtuais na formação de professores em vários países europeus, designadamente no desenvolvimento das suas competências linguísticas, interculturais e digitais – competências-chave para professores do século XXI.

Financiado pela Comissão Europeia com um orçamento de 450.000€, o Projeto EVALUATE tem como investigador responsável o Professor Doutor Robert O’Dowd, do Departamento de Filologia Moderna da Universidade de León, sendo apoiado no processamento e gestão pelo Departamento de Projetos Internacionais do vice-reitorado para Relações Internacionais daquela Universidade.

O consórcio, liderado pela Universidade de León, é constituído por seis universidades oriundas de outros tantos países europeus (Espanha, Portugal, Hungria, Alemanha, Itália e Reino Unido), cinco administrações públicas europeias (incluindo a DGAE) e da rede de universidades do Grupo Compostela, de que a Universidade de León é parte integrante.

Os parceiros realizaram uma primeira reunião preparatória do trabalho a desenvolver em León, nos passados dias 16 e 17 de fevereiro, e reunir-se-ão, pela segunda vez, em Pádua, em julho próximo. O projeto terá como termo da sua execução o final do ano de 2019.

Equipa de Projetos Internacionais e de Formação (EPIF)