A publicação deste primeiro número da newsletter da Direção-Geral da Administração Escolar é fator de grande satisfação e orgulho, porquanto permite estabelecer uma via de comunicação entre a administração central e os professores, os diretores das escolas, os funcionários, os alunos e os encarregados de educação. Em suma, toda a comunidade educativa.

É um sinal de vitalidade da DGAE, que muito me apraz registar e ao qual me associo com muito gosto, através deste editorial.

Neste sentido, a escolha do tema merece, igualmente, uma nota de elogio. De facto, sendo a DGAE um serviço da administração direta do Ministério da Educação cheio de história e de tradição, a opção de subordinar esta primeira newsletter ao tema “projetos inovadores na área da educação” demonstra que a DGAE está aberta à mudança e à inovação.

Esta abertura à inovação, assim como a capacidade e a vontade de se modernizar no plano administrativo e gestionário, é essencial à realização plena da missão da DGAE – levar a cabo as políticas públicas de desenvolvimento dos recursos humanos da educação na rede pública de ensino, incluindo as escolas portuguesas no estrangeiro.

A publicação desta newsletter integra-se, aliás, no âmbito de várias iniciativas e atividades desenvolvidas pela DGAE, no domínio da formação, da realização de conferências e de seminários internacionais e do apoio à liderança e à governação das escolas que contribuem para o sucesso dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da rede pública. E esse é o objetivo primordial a atingir.

Espero, por isso, que este seja o primeiro de muitos números desta publicação. Parabéns à DGAE.

Secretária de Estado Adjunta e da Educação Alexandra Leitão