No dia 13 de Julho de 2016, teve lugar, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, a fase final do Concurso Nacional de Leitura (CNL), projeto promovido no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL).
Registe-se que as Escolas Portuguesas do Estrangeiro (EPE), sob a alçada da DGAE/ DSEEPE, aderiram a este projeto, pela primeira vez, nesta edição, tendo estado representadas pela aluna Marta Cavalinho, que foi selecionada, e que frequenta o 3.º ciclo no Colégio Português de Luanda.
Este evento contou com a presença, entre todos os envolvidos nesta iniciativa, da Diretora de Serviços da DSEEPE, Dra. Paula Teixeira, que integrou o júri.
O encontro promoveu a interação entre os alunos de diferentes Agrupamentos de Escola de Portugal continental, das Regiões Autónomas e de estabelecimentos de ensino sediados fora do território nacional.
Enfim, foi um dia em que a leitura esteve em destaque, através não só do feedback dado pelos alunos selecionados nas atividades realizadas, mas, acima de tudo, pela partilha de conhecimentos advindos dos livros lidos, tendo constituído, também, um momento motivador para abertura a novas leituras, para a perceção da importância de que se reveste o ato de ler na construção da identidade.