No âmbito do projeto EDUgest – Gestão Escolar e Melhoria das Escolas- coordenado pelo Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica do Porto e financiado pelo EDULOG – Think Tank da Educação, da Fundação Belmiro de Azevedo, realizou-se, no passado dia 18 de outubro de 2017, no Auditório Carvalho Guerra da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, o I Seminário de Resultados de Investigação: Investigar Para Transformar, que contou com a presença e a intervenção da Sr.ª Diretora-Geral da Administração Escolar, Dr.ª Maria Luisa Oliveira, na sessão de abertura.

O Seminário teve como objetivo apresentar e discutir publicamente os resultados preliminares das respostas dos docentes dos diferentes ciclos de escolaridade das escolas públicas em Portugal continental, ao MLQ (Multifactor Leadership Questionary (Bass & Avolio, 2004)), lançado com a intenção de compreender, a partir das perceções dos professores, como se caraterizam as práticas de liderança dos diretores das escolas portuguesas, assim como construir cenários de desenvolvimento de lideranças ao serviço de comunidades de aprendizagem.

Da parceria da Direção-Geral da Administração Escolar no Projeto EDUgest foi possível o lançamento online do questionário MLQ, o qual foi respondido por 20.631 docentes, tendo-se revelado como a maior amostra alguma vez realizada num estudo de investigação efetuado em Portugal no domínio da Educação.

As conclusões agora divulgadas resultam de dados preliminares que apenas revelam a visão dos professores sobre o perfil de liderança dos seus diretores. A recolha e tratamento da informação terão desenvolvimentos, através dos questionários efetuados aos diretores, bem como em diferentes estudos de caso que estão a ser concretizados. Todavia, de acordo com a coordenadora do Projeto, a Prof. Drª. Ilídia Cabral, é já possível observar que para uma percentagem importante de docentes: “o diretor da escola é alguém que inspira os outros, age com integridade e é coerente entre as metas que anuncia e as suas ações”.

No sítio eletrónico do Projeto em http://www.fep.porto.ucp.pt/pt/EDUgest, encontra-se disponível informação adicional sobre o Projeto EDUgest, assim como sobre os resultados preliminares agora divulgados.

EPIF (Equipa de Projetos Internacionais e Formação)