A DGAE promoveu e organizou, em Lisboa, o encontro de outono da ENTEP (Rede Europeia sobre Políticas de Formação de Professores), no qual se inscreve a conferência realizada, no dia 20 de outubro de 2017, subordinada ao tema Evaluation Frameworks for Teachers and Schools. Este grupo de trabalho tem como representante do Ministério da Educação, em Portugal, a Diretora-Geral da Direção Geral da Administração Escolar, Dra. Maria Luísa Oliveira.

A conferência contou com a presença de especialistas em políticas públicas e de formação de professores cujas intervenções proporcionaram a partilha de conhecimentos e de boas práticas, no âmbito da educação nacional e internacional. Todos, unanimemente, salientaram a importância da estreita articulação entre a escola, os docentes e a sociedade.

Os palestrantes deram particular enfoque aos procedimentos inerentes à avaliação das escolas e dos professores, apresentando análises e estudos (teóricos e empíricos) realizados no domínio desta matéria. Ainda a este propósito, salientou-se o caráter subjetivo da avaliação, considerando-se crucial a construção de entendimentos comuns, baseados na negociação e na partilha de significados entre os atores envolvidos.

Por fim, importa referir que a avaliação levada a cabo pelos participantes evidencia a excelência deste evento e que cumpriu o seu objetivo primordial: a partir de uma análise global da avaliação problematizar sobre como estimular melhorias nas escolas.

 EPIF (Equipa de Projetos Internacionais e Formação)