Realizou-se na DGAE, em outubro, uma sessão de formação “COMUNICAR COM ASAS, É A REGRA DE OURO”, Palestra Inspiracional, orientada pela dinamizadora Sara Batalha, da empresa MTW, com o objetivo de explorar os vários estilos comunicacionais.

Foi uma formação eminentemente prática, num ambiente muito participado, descontraído e animado.

A DGAE enquanto organização aprendente tem de ter uma capacidade permanente de adaptação às mudanças do meio em que se insere e à evolução das necessidades dos seus principais parceiros. Por outro lado, o seu funcionamento exige relações interpessoais enriquecedoras bem como inter-relações de qualidade.

A importância do desenvolvimento de competências para potenciar capacidades e gerir conflitos, saber passar com eficácia uma mensagem, perceber a importância da linguagem não verbal e o que ela transmite, estar preparado para lidar com vários tipos de situações, inclusive as mais adversas e saber, ainda, adequar as mensagem aos diferentes públicos são essenciais para uma comunicação eficiente e eficaz numa organização.

Nesta formação, os colaboradores da DGAE tiveram a oportunidade de conhecer quatro grandes estilos de comunicação, e por conseguinte, quatro tipos de personalidade de comunicação: águia, papagaio, pomba e mocho – comunicam de forma diferente, mas de forma previsivelmente diferente.

Melhorar a comunicação permite, pois, uma melhor e maior eficiência no serviço prestado, tanto interna como externamente.

Ficou a vontade de dar continuidade a esta temática tão importante, individual e coletivamente.

Por fim, a imagem em destaque com as palavras de quem frequentou a sessão.

DSGP