Video RPT Africa

Clique na imagem para ver o vídeo.

Da parceria com a Direção-Geral de Administração Escolar (DGAE), através da Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE), com o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) e com Instituto Superior Técnico (IST), a Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe-Centro de Ensino e da Língua Portuguesa (EPSTP-CELP) passou a integrar a rede do dispositivo Pêndulo Mundial, que permite determinar a aceleração da gravidade em diferentes pontos do globo.

O Professor Horácio Fernandes do Departamento de Física do IST deslocou-se a São Tomé e Príncipe, no início de setembro, para instalar, na EPSTP-CELP, o pêndulo. Esta experiência remota de e-lab permite determinar a aceleração da gravidade  na linha do equador. O projeto de interesse científico e curricular está a ser desenvolvido localmente por professores e alunos da escola.

Sob a orientação do Dr. Horácio Fernandes realizou-se, também, uma ação de formação, acreditada pelo Conselho Científico da Formação Contínua, destinada aos docentes de Física e Matemática de São Tomé e Príncipe.

 

Paula Marinho Teixeira
Diretora de Serviços da DSEEPE