“História de Tomar para os Mais Novos” é um livro em papel, PDF e website sobre a História de Tomar, dirigido aos alunos do 4º ao 6º ano de escolaridade. Estrutura-se em 17 capítulos, da Pré-História à Actualidade, seguindo-se três sobre o património, personalidades e cronologia.

Em cada um dos 17 primeiros capítulos há um “ falso post-it” com questões cuja resposta sumaria o conteúdo e serve de auto-avaliação.

Não se trata de um manual; nem os currículos determinam uma abordagem à História Local com esta envergadura. Todavia, é um trabalho de referência e apoio ao tratamento de conteúdos programáticos convergentes.

De outro ângulo, dado que a linguagem não é infantilizada, o livro é também um documento para leitores de outras idades.

A versão em PDF, para descarga, pode ser encontrada aqui.

Este é um exemplo de colaboração entre parceiros: do Autor, dos Amigos que auxiliaram com informações para o rigor do conteúdo; da Junta de Freguesia, que suportou os custos de produção; dos Alunos de Artes e seus Docentes (cujos nomes se encontram logo no início) dos dois agrupamentos do concelho; de diversas entidades e personalidades tomarenses; da Câmara Municipal de Tomar (a Junta distribuiu livros pelas escolas da sua área e a Câmara assegurou as restantes freguesias); e de escolas de outros países, já que o livro decorre de um Projecto Erasmus Mais (Global Citizenship), no tema Migrações e Desenvolvimento Urbano, comprovando-se o valor acrescentado destas parcerias internacionais.

A versão web, em http://historiadetomar.weebly.com/ , apresenta apenas o texto e as imagens. O falso post-it foi transformado em flashcard, existindo ainda alguns links para “saber mais”. Pode ainda ser descarregada uma versão simplificada das páginas, ficando criada automaticamente uma ficha de estudo impressa.

CarlosTrincão

Autor: Carlos Trincão, PQA (Grupo 110) do Agrupamento Templários de Tomar.
Ilustrações:  Alunos de 10º ano /11º ano de Artes das escolas secundárias Jácome Ratton e Santa Maria do Olival, sedes dos dois Agrupamentos de Tomar, sob a orientação dos seus docentes.
Design: Madalena Chaveiro
Imagens: Várias origens indicadas na Ficha Técnica.
Edição: 2016 (duas edições); Junta de Freguesia de S. João Baptista e Santa Maria dos Olivais