Em 2017, compete à DGAE, na qualidade de Agente Nacional de Ligação do Programa Pestalozzi do Conselho da Europa para Portugal, organizar no nosso país a realização do Modulo B do Curso de Formação de Formadores – atividade Módulos Europeus- subordinado ao tema, “Strengthening Education for Democracy” (Fortalecer a Educação para a Democracia).

Dada a logística implícita à sua organização, foi delegada na Equipa de Projetos Internacionais e de Formação (EPIF) a responsabilidade de tal tarefa.

Por proposta da direção do Programa Pestalozzi, o evento irá decorrer, entre o dia 29 de maio e o dia 3 de junho de 2017, e irá contar com um universo de 38 participantes: 7 elementos (formadores e equipa de secretariado) e 31 participantes oriundos de diferentes países.

O Programa Pestalozzi visa promover os valores e os princípios do Conselho da Europa – respeito pelos Direitos Humanos, Democracia e Estado de Direito – nas práticas educativas, através da formação de profissionais de educação que se pretende venham a atuar como multiplicadores, disseminando a experiência e os resultados da formação, nos seus contextos profissionais.

Por se tratar de um programa internacional ligado à formação contínua de professores e à formação de formadores, matéria da competência da Direção-Geral da Administração Escolar, o seu Agente Nacional de Ligação para Portugal é a Diretora-Geral da DGAE, coadjuvada pela EPIF da Direção de Serviços de Gestão de Recursos Humanos e Formação.

O Programa Pestalozzi oferece aos profissionais de educação (professores, diretores de estabelecimentos de ensino, inspetores, formadores de professores, entre outros) dos diferentes Estados signatários da Convenção Cultural Europeia a oportunidade de participar em atividades de formação contínua de curta duração (entre 1 a 5 dias) que configuram diferentes modalidades, uma delas com a forma de Módulos Europeus, que se constituem como a vertente de formação de formadores no âmbito deste Programa.

Anualmente, os Agentes Nacionais de Ligação são convidados a promover atividades, no domínio do Programa Pestalozzi. Nesta conformidade, Portugal foi convidado para organizar, em 2017, o Módulo B da atividade Módulos Europeus, subordinado ao tema “Strengthening Education for Democracy” (Fortalecer a Educação para a Democracia), que irá reunir os profissionais da educação, oriundos de diversos países que já participaram no Módulo A da mesma atividade.

Equipa de Projetos Internacionais e de Formação (EPIF)