No passado mês de março, nos dias 29, 30 e 31, realizou-se a 7.ª Cimeira Internacional sobre a Profissão Docente (ISTP), em Edimburgo, na Escócia. Este encontro foi organizado pelo Reino Unido e pelo Governo Escocês, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económica (OCDE) e pela Internacional da Educação (IE), federação de associações e de 401 sindicatos em 171 países e territórios, que representa mais de 32.5 milhões de educadores em todo o mundo.

Portugal esteve representado pela senhora Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Professora Doutora Alexandra Leitão, a quem foi lançado o convite para o nosso país ser o anfitrião da 8.ª Cimeira, que terá lugar, entre 21 e 23 de março de 2018, na cidade de Lisboa.

Registe-se que a responsabilidade da organização deste evento foi delegada na Direção-Geral da Administração Escolar e na Direção-Geral da Educação, que envidarão todos os esforços para o sucesso desta Cimeira que pretende realçar a importância da profissão docente e o seu papel no sistema educativo e “na construção de uma sociedade melhor, mais democrática, igualitária e qualificada.”

“Os alunos são a razão pela qual temos escola mas os professores são também a razão pela qual temos cidadãos. Os governos nunca devem esquecer isto.”

Saiba mais www.istp2017.uk