O Ensino e as Escolas Portuguesas no Estrangeiro – O Presente e o Futuro

No dia 5 de maio de 2017, a DGAE/DSEEPE realizou uma sessão, no âmbito do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, subordinada ao tema: O Ensino e as Escolas Portuguesas no Estrangeiro – O Presente e o Futuro, que teve lugar na Escola Secundária José Gomes Ferreira pertencente ao Agrupamento de Escolas de Benfica.

Esta iniciativa contou com a presença de palestrantes de renome e constituiu um momento gratificante em que se homenageou a Língua Portuguesa, enaltecendo a proximidade que propicia entre todos os falantes e, simultaneamente, deu-se enfoque à riqueza que decorre dos seus usos diversos e do cruzamento de culturas.

Aproveitamos para congratular, de novo, todos os palestrantes pela qualidade das suas intervenções, cujo brilho dos discursos permitiu que a Língua Portuguesa fosse protagonista.

Reiteramos o nosso agradecimento a todos os que contribuíram para que a sessão fique como uma memória indelével de um momento grandioso em prol da nossa língua, em prol do ensino nas EPE’s, em prol da Educação.

Finalmente, com o intuito de alargar estas vivências a um público mais lato, disponibilizamos os discursos que pode consultar através dos links infra:
Dra. Dina Mira da Escola Portuguesa de Moçambique –CELP;

Dr. Acácio de Brito da Escola Portuguesa de Díli, Ruy Cinatti, CELP;

Dr. João Paulo Videira da EPM-CELP.