Lisboa, 6 e 7 de abril de 2017

Um evento com o apoio, colaboração e participação da DGAE

Um evento com o apoio, colaboração e participação da DGAE.

Dinamizada pela Associação Italiana de Dirigentes Escolares, trata-se de uma iniciativa que tem sido levada a efeito em diferentes países Europeus com vista ao conhecimento das suas realidades educativas. Este ano, em Portugal, na Escola Vasco da Gama, em Lisboa, a conferência contou com a vinda de cerca de 80 associados.
Como temas a desenvolver, foram propostos a Inclusão, a Orientação Profissional e a Ligação Escola-Trabalho, tendo sido solicitado à DGAE a colaboração no sentido de convidar entidades cujo contributo pudesse, pela sua área de atuação, enriquecer o evento.
A sessão de abertura teve início com apresentações feitas pelos dirigentes da ANDIS, pelo Embaixador de Itália em Portugal, Giuseppe Morabito; por Rosa De Pasquale, Diretora Geral no Ministero Istruzione, Università e Ricerca, de Itália; Marcello Menichetti, Secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Italiana; e pela Diretora-Geral da DGAE, Dr.ª Maria Luísa Oliveira.
Estiveram presentes os Presidentes da ANDE, Dr. Manuel Pereira, e da ANDEP, Dr Filipe Pereira, para além dos diretores e docentes em representação das escolas convidadas, a saber: Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, da Charneca da Caparica; Agrupamento de Escolas de Santo António, do Barreiro; Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, da Amadora; Agrupamento de Escola do Freixo; e Escola Profissional da Moita. Todos os oradores portugueses convidados contribuíram, ao longo dos dois dias, para a dignificação da escola e do ensino em Portugal, tendo transmitido uma imagem de qualidade, inovação e profissionalismo.
A sessão de encerramento contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Professora Doutora Alexandra Leitão.
Refira-se ainda que a direção do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós e a Escola Vasco da Gama, a docente e os alunos do Curso Profissional de Organização de Eventos da Escola Secundária Eça de Queirós em muito contribuíram para a dignificação do evento.

Equipa de Projetos Internacionais e Formação (EPIF)