O Ministério da Educação tem participado, em associação com um vasto conjunto de países europeus e de diferentes parceiros sociais da educação, nas atividades da European Policy Nework on School Leadership (EPNoSL ).

Desde 2011, a EPNoSL procurou responder à crescente preocupação e centralidade que as problemáticas da(s) liderança(s) escolares e da formação, seleção e desenvolvimento profissional dos dirigentes escolares têm tido no contexto de muitos países europeus. A EPNoSL constituiu-se com a finalidade de melhorar as políticas e práticas de liderança escolar na Europa, tendo constituído uma rede de 42 prestigiadas instituições (universidade e académicos, ministérios da educação e seus serviços centrais, associações profissionais de nível europeu, nacional e regional) que têm vindo a produzir, partilhar e difundir conhecimento e materiais relevantes sobre a problemática da liderança escolar para a equidade e aprendizagem.

A EPNoSL mantem-se viva e dinâmica, tendo submetido uma nova candidatura de financiamento no âmbito da “call for proposals EAC/S29/2016”, Programa ERASMUS+, na qual a DGAE é a parceira portuguesa.

No website da EPNoSL (http://www.schoolleadership.eu), está disponível todo o espólio de informação e materiais sobre a problemática da(s) Liderança(s) nas e das escolas produzido pela EPNoSL, o qual se revela de grande importância e utilidade, tanto para os práticos, como para formadores e investigadores sobre a matéria.