[ julho 2017 ]

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Caro(a) leitor(a),

Na segunda edição da INNODGAE continuamos a acompanhar os novos projetos de  inovação que têm vindo a surgir na área da educação.

 Até já,

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Na primeira pessoa

A DGAE, tendo na sua Missão a Gestão Estratégica dos Recursos Humanos da Educação (Pessoal Docente e Pessoal Não Docente) em Portugal e nas Escolas Portuguesas no Estrangeiro, finalizou três procedimentos concursais de grande dimensão. Estes procedimentos - concurso interno, concurso externo e concurso de vinculação extraordinária - bem como a Mobilidade Interna e a Contratação inicial que terão lugar em agosto, são o garante da necessária afetação de recursos humanos às escolas portuguesas, para que o ano letivo inicie com a tranquilidade e as condições adequadas à promoção de ambientes educativos de qualidade onde sejam desenvolvidas práticas pedagógicas que vão ao encontro das necessidades dos alunos do séc. XXI.

Indiretamente a DGAE tem um papel na capacidade que a Escola tem de se saber redefinir, de reagir à mudança que se opera à sua volta; de estar aberta à inovação a nível da sua organização interna; de melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, proporcionando-lhes o desenvolvimento de competências adequadas à realidade de um Mundo em acelerada mudança para um futuro pleno de desafios, mas também de oportunidades.

São os professores que a DGAE coloca, os diretores cujas eleições são homologadas pela DGAE, os não docentes recrutados e geridos com o apoio da DGAE, entre outros atores educativos, que concebem, executam, dinamizam e avaliam os projetos educativos das escolas, e são também eles que inspiram e mobilizam os alunos, de modo a que se tornem cidadãos competentes e contribuam para o desenvolvimento das suas comunidades, do país, da Europa e do Mundo.

Estes Recursos Humanos da Educação, cuja gestão estratégica é a principal atribuição da DGAE, exigem que a Formação, outra das atribuições acometidas à DGAE, promova o desenvolvimento profissional destes recursos, pois a aprendizagem é contínua ao longo da vida e urge saber gerir a mudança, de modo a encontrar respostas adequadas para a gestão organizacional e pedagógica da Escola.     

 A DGAE está, ainda, envolvida num conjunto de Projetos Nacionais e Internacionais, no âmbito das políticas educativas e de formação, dirigidos maioritariamente à gestão e promoção de programas de formação para as lideranças de topo e intermédias das Escolas e Centros de Formação.

 A DGAE, enquanto organização, busca mecanismos facilitadores da construção de uma cultura organizacional colaborativa e aprendente e é nesta perspetiva que os programas de formação em que está envolvida visam, também eles, promover momentos de aprendizagem facilitadores de práticas pedagógicas que vão ao encontro das necessidades dos alunos do séc. XXI.

A Escola tem de se saber redefinir como “organização aprendente”, capaz de reagir mais rapidamente à mudança que se opera à sua volta; de estar aberta à inovação a nível da sua organização interna; de melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos. A DGAE tem esta consciência e perspetiva o seu contributo no sentido de privilegiar ações que desenvolvam uma visão centrada na aprendizagem de todos os alunos; que criem oportunidades de desenvolvimento profissional; que promovam o trabalho colaborativo; que criem uma liderança aprendente.

A Escola pode ser hoje entendida como uma organização aprendente. Evidências disso são as medidas que recentemente têm vindo a ser implementadas, como sejam a definição do Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória; a incidência dos curricula na Transversalidade dos Saberes; a flexibilização curricular e a cada vez maior aposta na Autonomia / Descentralização.

A DGAE tem esta visão estratégica e aposta em projetos inovadores.


Diretora-Geral da Administração Escolar

Maria Luísa Oliveira

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CÁ DENTRO

Escola Portuguesa de São Paulo já é uma realidade

São Paulo

DSEEPE

No passado dia 11 de junho, foi assinado pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o protocolo para a cedência das instalações do futuro espaço da Escola Portuguesa de São Paulo, a primeira escola de currículo português no Brasil. Este ato veio consubstanciar o desiderato dos dois estados irmãos.

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Casca de ovo no combate ao raquitismo: um projeto premiado

DSEEPE

Alunos da EPM-CELP empenhados na saúde do Planeta

DSEEPE

Formação para Diretores e membros das secções de formação dos CFAE

Formação para Diretores

DSGRHF

No âmbito do novo regime jurídico da formação contínua de professores, a DGAE tem contribuído para o reforço das competências dos principais intervenientes neste processo, como é o caso dos diretores e dos membros das secções de formação dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), através da disponibilização de formação para o efeito.

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Curso de Formação de Formadores do Programa Pestalozzi realiza-se em Lisboa

Pestalozzi

EPIF

Johann Heinrich Pestalozzi foi um pedagogo suíço pioneiro na defesa do método intuitivo aplicado à educação, defendendo o princípio de que a aprendizagem é, antes de mais, o produto da observação, ou seja, da perceção, devendo promover o desenvolvimento das competências individuais dos alunos, levando-os a pensar por si próprios e a serem autónomos.

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Visita de Representantes do Ministério da Educação Belga 

Min. Educação Belga

EPIF

Por solicitação da Dr.ª Michèle Mombeek, a DGAE, através da EPIF (Equipa de Projetos Internacionais e Formação) organizou, no passado dia 6 de junho, pelas 10h, uma visita à Escola Secundária de Cacilhas Tejo e ao Centro de Formação de Associação de Escolas AlmadaForma, em Almada.

 

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Modelo Integrado de Promoção do Sucesso Escolar (MIPSE)

DGAE_MIPSE

 EPIF

Contributos para a reinvenção concreta da gramática escolar

A escola para todos reforçou uma organização do ensino, seguindo uma pedagogia transmissiva, coletiva e uniforme. Em nome do princípio da universalidade, toda a gramática escolar foi organizada por forma a permitir a transmissão de conhecimento do professor para os alunos, à semelhança do que acontecia no modo individual de ensino entre mestre e discípulo.

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 Manual de Boas Práticas

Manual de Boas Práticas

DSAJC

“A pessoa que diz que não pode ser feito não deve interromper a pessoa que está fazendo” – Provérbio chinês.  

No mês de junho, no âmbito da melhoria das práticas administrativas, a DSAJC apresentou à Sra. Diretora-Geral e aos restantes dirigentes da DGAE um Manual de Boas Práticas Administrativas em suporte eletrónico.

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Ações de Formação Interna

Ações de Formação Interna

DSAJC

Concretizando um dos objetivos definidos pela DSAJC, o da formação interna destinada às diversas áreas de intervenção, em linha com a missão de desenvolver as competências dos recursos humanos da DGAE, realizaram-se no 1.º semestre deste ano de 2017, 4 ações de formação interna, ministradas por juristas da DSAJC.

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Responsabilidade Social: Projeto ECO

DSGP - ECO

A necessidade da responsabilização de todos, perante os desequilíbrios ambientais, sociais e económicos, provenientes do crescimento veloz das sociedades humanas, exige uma atitude de cidadania ativa, pelo que a DGAE tem encarado esta questão como um desafio institucional.

Neste contexto, além das competências que lhe estão imputadas legalmente, consubstanciadas em inúmeras atividades, a DGAE tem delineado, anualmente, um projeto de responsabilidade social, denominado “Campanha ECO”, que procura dar um contributo prático, baseado nas experiências da vida diária, para a promoção de um desenvolvimento ambiental, económico e social mais sustentável.

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Novo sistema de atendimento de loja na DGAE

Senhas

DI

Permite maior segurança e melhor adequação às necessidades

Na passada semana de 19 a 23 de junho, efetuou-se um upgrade do sistema de atendimento da Loja, na sede da DGAE. A instalação do sistema pela empresa responsável, aliada à formação dos nossos colaboradores, vem proporcionar melhorias quer a nível de segurança, quer no acesso a novas funcionalidades que asseguram a qualidade na nossa prestação de serviços.

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LÁ FORA

Em formação

Centro de Formação EDUFOR

Managing For @School For Success

Na escola

Sala de aula do Futuro: 1 ano depois

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